sábado, 15 de dezembro de 2012

Australia sem photoshop II

Muito bem. Essa semana já passou e eu já posso me manifestar. Por duas semanas estive trabalhando numa escola de inglês e de cursos técnicos - um biquinho de final de ano. Nunca trabalhei em ambientes escritorísticos, mas como preciso juntar dinheiro eu aceitei, e é impressionante o que a gente vê quando se está dentro de uma escola para intercambistas.

Gente, muito, mas muito cuidado com agência de intercâmbio. Eu sempre falo isso, mas nunca é demais repetir. Vocês já pararam pra pensar como uma agência de intercâmbio faz dinheiro? Como teriam lucro se somente te representassem como estas mesmo dizem? Como se diz em inglês, todas são dodgy. Aí alguém vem e fala, "ah mas a agência tal não é". Sim é. Todas são. Todas almejam o lucro e ponto final. Abrir conta em banco e te fazer o tax file number não é ajudar. É enganação da mais pura e desvergonhada forma em cima de quem não sabe como as coisas funcionam. Ajudar é explicar todos os termos de uma lei que não é a nossa. É lhe informar o que pode e o que não pode acontecer já que "especialistas "são. Já recebi muita informação errada de agência, tomem cuidado.

Estando dentro de uma escola eu pude ver a dor de cabeça que a instituição tem com a papagaiada de agência de estudante. Presenciei inúmeros casos de alunos que chegam pro orientation day sem noção nenhuma do que estão fazendo ali.

Teve um caso de um rapaz que  tinha inscrição de IELTS. Depois de conversar com ele, que tinha o inglês muito ruim, e tirar suas conclusões, a responsável então perguntou porque ele iria fazer IELTS. Ele respondeu que foi porque a agência disse pra ele fazer. A agência manda, o estudante obedece. Obedece porque não sabe, porque confia. Aí é que esta o erro. Eles sempre empurrarão cursos e escolas mais caras do que realmente são pois é daí  que vem o lucro.

A maioria tem inúmeros problemas com troca de curso, com cursos mal vendidos e mal intencionados, com falta de explicação do convênio médico. Vi muita gente querendo cancelar ou trocar a escola ou universidade, e não puderam por causa da politica da escola. "mas a minha agência disse que eu podia"- Era o que mais escutava. E não importava qual era a língua materna, a maioria foi ludibriada. Muitas agências não informam a real politica da escola, como pagamento de multas, troca por outras escolas, ou cancelamentos. Tomem muito cuidado.

Uma que mais causou polêmica foi a da nossa mais do que conhecida ozzy!! Uma aluna brasileira reclamou por horas por causa de uma certa multa que ela não estava sabendo e por uma troca de curso proibida. E o gerente mostrava pra ela que estava no contrato, que era a lei. So que a maioria não sabe porque a agência não fala. Em duas semanas eu vi de tudo e mais um pouco, principalmente por que esta escola é encalacrada de brasileiros. É a maioria na escola toda. Muita dor de cabeça. Agência que emite COE falso, que rouba dinheiro do aluno, que omite informação, tem de tudo. Um amigo próximo meu inclusive renovou seu visto e ao pesquisar o plano médico viu uma diferença de quase 100 doletas do que a agência queria cobrar pro que o site informava. Você não precisa de agência pra se inscrever em convênio médico, precisa somente de um dicionário.

Pensem muito bem no objetivo de vocês aqui porque a imigração não perdoa. Muita gente acaba deixando a escola de lado pra poder trabalhar, o que eu entendo, pois precisamos, mas seu visto como brasileiro é de estudante; fim. Não tente passar por cima disso. Vi cinco casos de brasileiros no sistema com a carta de risco já impressa para serem delatados para a imigração. Se você realmente vem com o objetivo de aprender a língua e estudar, não se perca no caminho. Trabalhe mas aprenda. É muita complicação, investimento e sangue frio pra você acabar sendo expulso por falta de comparecimento na aula. Suja seu passaporte e suas oportunidades para sempre. Não volte com o português fluente. Faça valer a pena!!! :)


7 comentários:

  1. Mari bom dia aqui do Brasil rs (:

    Mais uma vez gostei do seu texto, eu pretendo fazer meu inter somente em 2016 mas ja estou me programando com bastante antecedência.
    Conversando com colegas em comunidades ouvi falar muito bem da escola ELC. Bom eu pretendo fazer meu inter para aprender inglês e se possível fazer o máximo de contato profissional não só com brasileiros e australianos como pessoas de outros países também. Ouvi falar que a ELC tem poucos brasileiros comparado a Nativas e tem uma maior concentração de estrangeiros.

    Se não for pedir muito, queria saber o seu comentário sobre essa escola.

    Beijos e continue sempre escrevendo para quem um dia sonha em estar ai também (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie! olha eu nao conheco essa escola que voce mencionou...mas nao se iluda em relacao a brasileiros. E impossivel pensar que vai achar alguma escola sem brasileiro, mesmo pq as agencias sempre vendem as mesmas. Ja te digo ja que independente da escola que voce for, voce vai encontrar em sua maioria, coreanos, thailandeses, colombianos e brasileiros.

      Excluir
    2. Estudei nessa escola e posso dizer q é boa , alem de cara deve ser pq tem uma comissao boa para as agencias...estudei por 6 meses professores bons, mas tinha brasileiro sim como nas outras, nao se iluda brasileito vc vai achar de monte, basta voce fazer sua turma com estrangeiros e nao com a mesma nacionalidade o q vai te facilitar muito.

      Excluir
  2. oii sempre bom seus post,estão me ajudando muito,ainda tenho 16 anos mais pretendo ir para austrália para morar,e você me abriu os olhos,vou ter mais cuidados e vou ficar mais atentas com minhas escolhas.Você acha que vale a pena ir para austrália que é um lugar dos meus sonhos,já formado ou então com algum curso,vai valer de alguma coisa lá?tô meio perdida nesses assuntos!e se eu fiser um curso de inglês aqui,eu teria que faser outro lá?se dê me responde.Beijoos :*

    ResponderExcluir
  3. Vc pode nos orientar quais são as melhores escolas, já que cheguei a conclusão que todas terão brasileiros?

    ResponderExcluir
  4. Achei seu blog através do blog do Jerry. Estou assustada com oque algumas agências fazem. Me ajudou bastante seu post.

    ResponderExcluir
  5. É a triste realizade e apenas um pequeno pedaço do sub-mundo em que vivem muitos brasileiros na Austrália. Agências são dodgy porque os donos são brasileiros dodgy. Da mesma forma como os "empresários wannabe" que se acham super espertos alugando um apartamento e socando 10 brasileiros pra morar lá. Não é surpresa que nossa fama na Austrália é o que é. E quem paga o pato somos nós, que imigraram legalmente e pretendem viver por muitos anos naa Austrália.

    ResponderExcluir