segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Senhor Absurdo

Estive esses dias pensando na palavra absurdo e suas diferentes formas de utilização. Muitas situações consideradas absurdas, trombaram comigo essa semana me fazendo refletir sobre mais esse tópico da vida.

O que é absurdo? de acordo com o dicionario, absurdo é contrário à razão, ao senso comum. Ah o senso comum! como eu sempre falo aqui, comum não é o mais correto, e sim a mais medíocre e fáceis das soluções. Para a vida te ver, você tem que sair de trás da fila. E que razão é essa? razão de que e de quem?

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas, e justamente por isso também levá-lo a descartar ou a formar outros conceitos a partir daquilo que já existe e não simplesmente aceitá-lo como única verdade.

Na lógica, o absurdo é o conjunto de proposições que leva inevitavelmente a uma negação de alguma das proposições anteriores que eram consideradas como verdadeiras. O que é verdade pra uns não é aceitável pra outros e vice versa. E ai, começa o uso indiscriminado do adjetivo absurdo. Tudo o que não é aceito como diferente ou como anormal é absurdo. Isso se chama alienação. Pessoas que são cegas e surdas àquilo que difere do que elas consideram normal e corriqueiro.

 Eu por exemplo não bebo álcool -simplesmente não gosto- e isso para alguns é absurdo, onde já se viu não beber? todo mundo bebe! sim mas eu não sou todo mundo, eu sou uni mundo. Eu não gosto de balada nem de ficar muito na praia, prefiro artes e parques. Eu luto pela causa animal. Lutar por bicho? que absurdo! tem gente que diz que eu deveria gastar meu tempo com gente, eu respondo: to sem crédito.

Eu me preocupo com meio ambiente, gasto meu tempo separando lixo reciclável -até um simples papel de bala eu me preocupo em guardar. Já fui fisiculturista, salva vida canina, tudo de diferente que as pessoas julgam eu gosto de fazer. E então, eu uso as premissas já existentes para fazer diferente -descarto o que não me interessa e reciclo o que é importante. E como eu sempre falo: FODA-SE a maioria. Eu rio dos normais em caps lock. Pra mim absurdo é alguem passar a vida toda sem ler um livro. Mas isso sou eu.

Ontem mesmo teve uma ventania louca das que sempre tem aqui em Sydney, que te carrega, e eu e minha amiga querida fomos na rua coletar os móveis e utilidades que as pessoas aqui deixam nas calcadas -sim, aqui você monta sua casa com coisas usadas- e na nossa empreitada, achamos uma televisão e um cesto de roupas -só que o vento era tão forte, que começou a levar tudo que tinha pela frente. Nessa hora o telefone dela tocou, e as duas estavam segurando a televisão, o cesto e o fone enquanto tudo rodopiava pelos ares. Parecia coisa de filme e a gente deu  tanta risada vendo tudo voando inclusive nosso cesto, que valeu meu dia. Coisas simples me divertem, situações inusitadas também.

Até na literatura a gente acha o absurdo. Nela o absurdo é uma técnica que consiste em introduzir elementos sem coerência em um marco lógico previsível, mas incompatível com o elemento novo, sempre com ironia. Me deparei com essa literatura do absurdo recentemente na minha caminhada artística. É o teatro do absurdo,que une a comicidade ao trágico sentimento de desolação e de perda de referências do homem moderno tudo representado em cena com severas criticas a sociedade hipócrita. A falta de comunicabilidade do homem, o sentimento de tristeza, de se andar em círculos, de se sentir sozinho e desolado.

Absurdo pra mim é você morar fora e não aceitar que tem de agir diferente, que as responsabilidades existem e as possibilidades também. Escutei recentemente de uma brasileira a historia "preocupante" de sua vida com outra colega brasileira:
- Oi, tudo bem?
- Tudo e você?
- Tudo, ta trabalhando?
- To procurando (no facebook) e você?
- Eu to naquele emprego mesmo
- Você é louca!  é um absurdo eles te pagarem 13 dólares!
- Sim mas eu preciso trabalhar. E você já renovou?
- Não, nem sei se vou renovar
- Por que?
- Porque quando eu vim, minha mãe pagou tudo, e ela disse que se eu quisesse renovar eu teria que arcar com os gastos e como eu não to trabalhando (ainda no facebook), não sei se vou ficar mas eu estou tentando convencê-la a pagar ai eu fico! (rindo)

Enquanto ela finge que procura trabalho e critica quem trabalha, eu durmo entre 5 horas por dia pra poder dar conta de trabalhar em dois empregos pois eu preciso ajudar minha família no Brasil e me ajudar. O que faço com orgulho. Não estou dizendo que eu sou a única que faz isso aqui, existe bastante gente batalhadora mas essa mazela dos brasileiros daqui me fadiga.
O tempo passa, mas a babaquice continua estável e crescente. Teve um brasileiro que reclamou na recepção da escola que ele não entendia o inglês e queria apostila traduzida. Oi??? e quando obviamente teve seu pedido negado, ele saiu revoltado mas praticando seu português fluente com o colega. Quanto mais o tempo passa, mais eu percebo que o aprendizado do inglês e a mistura com outras culturas se perde totalmente no caminho.

É por essas e outras que você só vê asiático em Mercedes-Benz e em Ferrari por aqui. Eles sim se esforcam a um ponto exaustivo e ganham o reconhecimento. A gente constrói nosso sonho e somos os únicos responsáveis pela concretização ou pelo fracasso dos mesmos, sem desculpas. Não é fácil, mas é possível. Talvez se nós realmente precisássemos do inglês como eles precisam, as coisas seriam diferente.

Eu tenho uma conhecida que largou uma carreira sólida em uma empresa para correr atrás do sonho de ser atriz. Já adulta e com filho lá ela foi para outra cidade. "Ai que absurdo"- eu ouvia! absurdo? enquanto os outros criticavam, ela estava na globo fazendo historia. Basta querer, lutar e fazer a sua oportunidade. Arte ai vou eu!!!!

"Extremamente existencialista, o Absurdo critica a falta de criatividade do homem, que condiciona toda a sua vida àquilo que julga ser o mais fácil e menos perigoso, se negando a ousar, utilizando-se de desculpas para justificar uma vida medíocre#Teatrodoabsurdo

Um poeminha feito por mim para vocês:
Squeeze your heart and don't fear
You,bursting into tears
Tears of joy and tears of sorrow,
Fulfilling what is hollow
Life is guiding and it is near
Shush! so you could hear
And when it whispers in your ears
You feel blessed your soul is here#eumesma


agora no face!
www.facebook.com/opesodeseterasas

2 comentários:

  1. Eeeheeheeheheheheheheheheheeee.... esta é a minha irmã! Vai é suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Mariana! Só cuidado com essa história de dormir pouco... você sabe o que aconteceu na outra vez!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mari, você escreve muito bem.

    Sorte e espero te ver por ai em 2016 rs

    ResponderExcluir